NOTÍCIAS

Presos de Criciúma anunciam rebelião e fazem agentes reféns

Uma rebelião está em andamento na Penitenciária Sul, em Criciúma, desde a manhã desta sexta-feira (14). Um grupo de dez apenados da galeria H rendeu dois agentes penitenciários e a psicóloga da unidade, iniciando o tumulto pouco antes das 9h. Os presos estão munidos de uma espingarda calibre 12, que era de um dos agentes reféns. A Polícia Militar, acionada para conter o movimento, apurou que os apenados reclamam melhores condições na penitenciária. Foram chamados para reforçar a ação junto à PM de Criciúma os batalhões de Içara e Araranguá. Um preso e dois agentes feridos

Circulam áudios nas redes sociais que teriam partido dos apenados, e em um deles é referido que há um preso ferido, depois da primeira intervenção da PM para conter o movimento rebelde. A informação é confirmada por uma fonte policial.

— Tomamos conhecimento dessa rebelião. A Polícia Militar está contornando a situação. Entendemos que se trata de uma tentativa dos presos de causarem algum tipo de comoção, por entenderem que têm alguns direitos a mais. Acontece que essa unidade é considerada de segurança máxima, e tem um esquema disciplinar muito rígido. Muitos desses presos não se adaptam e acabam se rebelando — observa a juíza titular da Vara de Execuções Penais de Criciúma, Débora Zanini.

O Serviço Aeromédico (Sarasul) prestou socorro a dois agentes penitenciários que ficaram feridos. Um deles sofreu um corte no rosto e outro teve uma lesão na mão. Ambos já foram liberados. Não se tratam dos dois agentes tomados como reféns na ação dos rebelados.

A rebelião ocorre na galeria H que é uma área externa ao pavilhão principal do complexo prisional. É nessa parte da unidade que são alojados os presos líderes de facções que são encaminhados para Criciúma. — De fato, foi ali, entre esses líderes de facções, que ocorreu a rebelião — confirma a juíza. FONTE:https://www.nsctotal.com.br/colunistas/denis-luciano/presos-se-rebelam-em-penitenciaria-do-sul-de-sc


48 visualizações0 comentário