NOTÍCIAS

Policiais fazem protesto e fecham entrada de complexo penal em Piraquara; vídeo

Canteiros de trabalho, estudo, atendimentos jurídicos e qualquer outra atividade externa foram suspensas Os policiais penais fizeram um protesto e fecharam a entrada do Complexo Penal Agrícola, em Piraquara, na região de metropolitana de Curitiba (RMC) – o maior complexo penitenciário do Paraná –, na manhã desta terça-feira (8). Com isso, canteiros de trabalho, estudo, atendimentos jurídicos e qualquer outra atividade externa foram suspensos. Em todo o Paraná, as unidades amanheceram com faixas em seus portões, relacionada às reivindicações. Os policiais penais do Paraná fizeram um ato simbólico de entrega de seus cargos. A ação faz parte da série de protestos que vêm sendo realizados nos últimos dias pelos policiais penais em resposta ao não reconhecimento, segundo a categoria, do governo do estado aos direitos desses trabalhadores.


Nós estamos entregando hoje as inspetorias. As inspetorias são os cargos que ficam no interior das penitenciárias, mas que não têm nenhum reconhecimento do governo. Estão querendo destruir nossa carreira através de um plano de carreira ruim do governo do estado, deixando de pagar alguns direitos dos trabalhadores, que seguem atuando em plena pandemia, com muitos de nós morrendo”, disse, à Banda B, o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários no Paraná, Sindarspen, Ricardo Miranda.

A Inspetoria é composta por quem coordena as atividades de segurança no estabelecimento penal. O inspetor é um policial penal escolhido pela Divisão de Segurança e Disciplina (Dised), oficializado através de Portaria da direção da unidade e é responsável para representá-la perante os demais servidores e presos. Junto com ele trabalham também auxiliares designados pela chefia das unidades.

  • Piraquara vacina população acima de 55 anos e quer imunizar a partir de 45 ainda neste mês

Os policiais penais reivindicam a implantação de um Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), segundo eles, “condizente ao trabalho fundamental que exercem na segurança pública e fazendo justiça às funções que exercem no sistema”.

Outro lado

À Banda B, a Secretaria de Estado da Segurança Pública afirmou que foi informada pelo Departamento penitenciário sobre um protesto pacífico de um grupo de agentes penitenciários em frente ao Complexo Penitenciário de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, na manhã desta terça-feira (8). Outras três unidades do Departamento Penitenciário do Estado (das 32) também registraram movimento similar.

De acordo com informações do Departamento Penitenciário, segundo a SESP, a manifestação não alterou e nem comprometeu a rotina das unidades penais do Estado, as quais continuam em pleno funcionamento, tanto nas atividades rotineiras, quanto jurídicas.

No fim, a SESP esclareceu que tem estudado e buscado melhorias para o sistema prisional e diversos pleitos da categoria tem sido atendidos.

“A exemplo da criação da polícia penal (que está na assembleia para votação) e dos trâmites (quase finalizados) para o chamamento de mais 848 Guardas Temporários Prisionais. Além disso, diversas obras e reformas de cadeias públicas e penitenciárias estão em andamento (três já entregues – em Foz do Iguaçu, Campo Mourão e em Piraquara) e estão sendo feitas transferências de presos de carceragens da Polícia Civil para o Departamento (que deve ser concluído neste mês)”, FONTE: https://www.bandab.com.br/cidades/policiais-fazem-protesto-e-fecham-entrada-de-complexo-penal-em-piraquara-video/

50 visualizações0 comentário