NOTÍCIAS

PARÁ FARÁ CONCURSO PARA 2 MIL POLICIAIS PENAIS

O concurso prevê o quantitativo de 1.646 vagas e 299 para cadastro de reserva; representantes da Polícia Penal falaram ao JTNEWS acerca da grande conquista para a valorização da Polícia Penal Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do Pará nessa quarta-feira (30/6), o Edital do concurso público para o cargo de policial penal. O anúncio foi feito pelo governador Helder Barbalho (MDB-PA), juntamente com a titular da Secretaria de Planejamento e Administração do Estado (SEPLAD), Hana Ghassan e o titular da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), Jarbas Vasconcelos. “Abriremos o Edital a partir de amanhã (quarta-feira, 30), com 1.646 vagas para policial penal e 299 para cadastro reserva, que deverão ser chamados em seguida. As provas serão dia 24 de outubro e as inscrições de 6 de julho até o dia 8 de setembro, se prepare, para que no dia 24 de outubro você faça uma boa prova e venha trabalhar junto com a gente. Mais 1.646 vagas para as pessoas que estarão sendo concursadas e prestigiadas, que nos ajudarão a fazer um Pará mais seguro e cada vez melhor", declarou o governador paraense, Helder Barbalho (MDB).

O concurso prevê o quantitativo de 1.646 vagas para policial penal e 299 para cadastro reserva. Inscrições podem ser feitas a partir do dia 6 de julho do ano em curso. Ao JTNEWS, o presidente do Sindicado dos Policiais Penais do Pará (SINPOLPEN-PA), Rosivan de Jesus Santos, manifestou-se acerca dessa importante notícia, nos seguintes termos: "Temos que reconhecer quando o governo do Estado do Pará acerta e neste momento nós só temos que agradecer ao governador Helder Barbalho e a sua equipe, a Secretaria de Administração Penitenciária de Planejamento, pelo anúncio do concurso público que estava inserido entre as pautas do Sindicato, pois os policiais penais que ainda trabalham numa carga horária de jornada de trabalho 24h por 48 horas, conseguiu avançar neste momento por meio de sua luta, perseverança e determinação [desta categoria altiva de policiais penais do Pará]; e a partir do dia 4 de agosto nós vamos ter uma uma jornada de 24 por 72 horas, então é mais do que importante a realização de concurso público, principalmente porque a necessidade é premente. Quem ganha com essa atitude é a Polícia Penal que se sente valorizada com aumento do efetivo por meio de realização do concurso público ao invés da política nefasta de contratação de temporários. Todos os policiais penais, o governo e a sociedade paraense estão de parabéns!", declarou o presidente do SINPOLPEN-PA, Rosivan de Jesus.

Ja o presidente da Associação dos Policiais Penais do Brasil (AGEPPEN-BRASIL), Jacinto Teles Coutinho, enalteceu a iniciativa do governo do Estado do Pará por meio do chefe do executivo, Helder Barbalho, pelo anúncio. "Neste momento em que o governo federal, por meio do ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, anuncia e alardeia em todo o Brasil sobre seu apoio à privatização do Sistema Penitenciário e se omite acerca da regulamentação da Polícia Penal, fato que danoso e prejudicial à valorização da Polícia Penal, a AGEPPEN-BRASIL parabeniza o Estado do Pará por brilhante iniciativa", registra Jacinto Teles. "É inequivocamente uma ação que caracteriza a valorização da Polícia Penal no Brasil, e este exemplo deve ser seguido pelos demais governadores dos Estados, pois não é possível que após a promulgação da Emenda 104/2019 que criou a Polícia Penal no âmbito dos estados, do Distrito Federal e da União, que ainda se promova acesso de policiais penais por meio de seletivo para temporários. Isso é um absurdo e AGEPPEN-BRASIL vai resistir, inclusive nesses dias chegará ao Supremo Tribunal Federal algumas ações diretas de inconstitucionalidade (ADI's) contra essas inconstitucionalidades que agridem o ordenamento onstituicional federal, no que diz respeito à instituição da Polícia Penal", finalizou o representante da Entidade nacional de defesa das prorrogativas dos Policiais Penais, Jacinto Teles.

FONTE: https://www.jtnews.com.br/noticias/policia-penal-helder-barbalho-anuncia-concurso-publico-para-aproximadamente-2-mil-policiais-penais-no-para-10801.html#.YN3KE8JBfwt.whatsapp


46 visualizações0 comentário